Blog

Conteúdo Inteligente sobre Pilates e Wellness!


Quinta, 21 Julho 2016 01:53

Como ativar cada tipo de fibra muscular em uma aula completa

Escrito por

O que seria uma aula completa? Ao meu ver primeiro que tenha início meio e fim. Pois é precisamos de um treino que modere fases diferentes. Apesar do princípio FLUIDEZ, podemos ter exercícios vigorosos, o que não significa que o aluno faça pilates de forma rápida mas sim, com potência. Dá mesma forma teremos movimentos suaves, isto é, PRECISOS. Dessa forma conseguiremos ativar diferentes tipos de fibras musculares, dinamizar a aula e torna-la “completa”. Então vamos começar relembrando a fisiologia e identificando os tipos de fibras que temos e os que mais são necessários para cada alunos/pacientes. Assim será fácil perceber quando, e porque a cada estimulo será um complemento positivo.

Fibras do Tipo I

As fibras do tipo I, ou lentas oxidativas, possuem cor vermelho-escuro, devido à grande vascularização e alto conteúdo de mioglobina e citocromos. Estas fibras são especialmente ricas em mitocôndrias, além de serem de diâmetro um pouco menor. Penso nelas como um moranguinho, pequeno, vermelho e cheio de oxigênio, e olha que maravilha, são elas que permitem a manutenção de uma boa postura. Pois possuem prolongada resistência para contrações suaves. Sendo assim estão muito presentes em músculos como os multifidos, abdominais, e dorse-flexores.

Pois é, desde a nossa infância que durante o dia a dia precisamos nos locomover, permanecer em equilíbrio e alcançar alvos, logo os músculos utilizados nessas funções necessitam de fibras resistentes.

Um fato importante é que esse tipo de fibra utiliza os ácidos graxos livres obtidos da gordura subcutânea como principal fonte de energia. Então estamos falando que para gastar mais gordura corporal precisamos utilizar mais as fibras do tipo I.

Resumindo....

Através de exercícios suaves e contínuos estimulando principalmente as fibras do tipo I podemos melhorar as atividades de vida diária e utilizar os depósitos de gordura corpórea. Esse tipo de exercício pode ser muito positivo para idosos, pessoas acima do peso, pessoas que querem melhorar a postura, recuperação pós lesão etc etc etc... E você concorda comigo que o Pilates estimula bastante o uso dessas fibras, certo? E as fibras do tipo 2? Será que utilizamos no Pilates? Será que vale a pena?

Durante a aula de Pilates....

Essas fibras são intensamente utilizadas nos clássicos de Joseph, basta seguir e valorizar os principios como o da da fluidez e do centro de força. Quanto mais consciente for a capacidade de contração do seu aluno, melhor. Para treinar esse tipo de fibra podemos utilizar exercícios de equilíbrio, apoio uni-podal e as bases instáveis serão nossas aliadas.

Fibras Tipo II

As fibras tipo II, ou fibras brancas, são as de maior diâmetro, com predomínio no metabolismo energético anaeróbico e podem ser subdivididas em 3 grupos.

Nos músculos que são constituídos por este tipo de fibras a velocidade de contração, a velocidade de condução na membrana e a tensão máxima são maiores do que nas fibras do tipo I, porem sua resistência é menor.

Resumindo....

Estas fibras são usadas para contrações rápidas, que exijam disparo, força mais vigorosa e tenham curta duração. E o grande Pulo! Esse tipo de contração acelera nosso sistema cardiorrespiratório e gera descargas hormonais.... hum... isso é bom... e para quem? Para mulheres na menopausa, para pessoas com depressão, diabeticos ou mesmo para quem quer melhorar o condicionamento físico. Alem disso o treinamento desse tipo de fibra melhora a resposta de endireitamento postural para mudanças bruscas de posição. Voilá!!! Essas branquelas podem prevenir as tão temidas quedas em idosos e melhorar performances em movimentos que exijam agiliade.

Durante uma aula de Pilates....

Uma excelente forma de acordar essas fibras gradalhonas (Tipo II) e desenvolver os seus atributos é utilizar a placa de salto. A jump board tem um repertorio bem variado e garante bastante animação para aula! Existem inúmeras possibilidades. A placa pode ser uma excelente estratégia, e digo estratégia em diversos segmentos, aqui podemos incluir a satisfação do cliente, a otimização de uma prática completa e a qualidade do atendimento/ tratamento.

Uma aula com diferentes níveis de intensidade promove mais satisfação e resultados fundamentais. Aprimore! Salte e faça seus alunos pularem... de alegria!

Última modificação em Quinta, 21 Julho 2016 02:34
Luma Gomes

Fisioterapeuta, Neurocientista da reabilitação física formada pela IBMR Laureate International Universities, Instrutora de Pilates fundadora e Proprietária da LC Studio. Iniciou o trabalho com Pilates desde 2009. Possui formação de Pilates, Pilates aéreo, workshops com diversas escolas e mestres internacionais e iniciação do AcroYoga. Desenvolve estudos sobre a estimulação sensorial aliada ao Pilates para populações especificas. Criadora da abordagem Funcional + 60.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Contato

Queremos te conhecer! Dúvidas, críticas, sugestões e agendamentos!

(21) 3477-4184

Newsletter

Acesso a PROMOÇÕES e Conteúdo Exclusivo.